História 05Cocktail Culture

Giving Cocktails a Japanese Twist

Giving Cocktails a Japanese Twist

Foi em meados do século XIX que abriu o primeiro bar de estilo ocidental no Japão, mas começaram a ser servidos verdadeiros cocktails apenas na década de 1870. Apesar dos clientes destes estabelecimentos serem maioritariamente estrangeiros, os funcionários eram japoneses, e estes homens jovens absorviam avidamente as técnicas e as tradições do bartending ocidental. Mais tarde, muitos abriram os seus próprios bares, localizados sobretudo na zona de Ginza. Com o tempo, emergiu uma cultura do cocktail, onde se privilegiava a técnica sobre a eficiência. As bebidas eram preparadas uma de cada vez, para que o empregado pudesse dedicar-se por completo à satisfação do cliente individual. Foram criados novos utensílios e modificados os antigos. O gelo tornou-se uma forma de arte, com o Gelo Ninja (invisível), a Bola de Gelo (que se derrete mais lentamente), e o Gelo Brilhante (com bolhas semelhantes a diamantes). Adicionalmente, e em menos de um século, o whiskey japonês ganhou renome internacional. É esta narrativa japonesa singular e o glamour do bar de cocktails que inspira esta sofisticada série Seiko Presage.

scroll

At the Cocktail Bar, Silence is GoldenAt the Cocktail Bar, Silence is Golden

Os aspectos mais valorizados da cultura do cocktail japonesa incluem o silêncio, a atenção ao detalhe, e um profundo respeito pelo cliente. Neste sentido, o bartending tem muito em comum com a tradicional cerimónia do chá, onde a omotenashi (“hospitalidade”) é o mais importante. No Japão, os empregados de bar não se limitam a receber um pedido; ao invés, eles percebem as preferências do cliente com base nas suas interacções pessoais – verbais e não-verbais. À medida que o tempo passa, as bebidas tornam-se cada vez mais adaptadas aos gostos pessoais do cliente. No Star Bar em Ginza, Hisashi Kishi, o proprietário e bartender principal perpetua com entusiasmo a tradição da omotenashi. Primeiro japonês a vencer a International Bartenders’ Association World Cocktail Championships, o Sr. Kishi é o consultor da Seiko para a série Presage que se inspira no mundo dos cocktails.

  • Cocktail movie
  • Cocktail movie
  • Cocktail movie

A Timely Toast

Prestando homenagem à elegância do Velho Mundo que caracteriza os bares de cocktails, esta série Seiko Presage irradia glamour e sofisticação. O mostrador azul-gelo do modelo inspirado pelo cocktail “Skydiving” invoca a claridade intemporal dos céus, e está disponível em duas versões. O “Manhattan”, outro cocktail clássico, levou à criação de um modelo urbano com um mostrador num requintado dégradé de tom castanho.