SEIKO SEIKO

O Movimento Automático 10-Beat

O coração de um relógio mecânico é o seu movimento. Um movimento "10-beat" significa que o balanço, o componente mais importante para determinar a precisão de um relógio, oscila a um ritmo de 10 vibrações por segundo. A maioria dos relógios mecânicos, em qualquer nível de preço, funciona a 5 ou 8 vibrações por segundos. Um grau maior de vibrações torna um relógio mais resistente a factores externos, e reduz as flutuações na precisão dinâmica - a precisão de um relógio quando está a ser usado. A Seiko conseguiu produzir calibres Grand Seiko com movimentos 10-beat, os calibres 9S85 e 9S86, e assim desenvolver relógios mais resistentes a perturbações e reduzir flutuações na precisão quando estes são usados.

Uma vez que os componentes de um relógio entram em contacto com mais frequência num movimento 10-beat, precisam de ser mais resistentes. Os calibre 9S85 e 9S86 são construídos com componentes manufacturados usando tecnologia de ponta. Estes componentes incluem uma espiral desenvolvida de forma única, assim como uma roda de escape e uma válvula produzidas com recurso a tecnologia MEMS (Micro Electro Mecânicos System), e uma roda de balanço processada usando sensores de deslocamento a laser para atingir um equilíbrio máximo.

Os padrões definidos para o Grand Seiko são ainda mais rigorosos que o padrão comummente aceite para cronómetros. Para ir de encontro a requisitos tão estritos, os mestres relojoeiros da Seiko devem ser capazes de discernir diferenças ao nível dos micrones - 0.001mm. Devem também ter o controlo e a firmeza necessários para fazer pequenos ajustes que excedem até os níveis da maquinaria high-tech. Os calibres combinam alta precisão e fiabilidade com uma beleza de acabamento que transpira perícia artesã.

São obra de uma autêntica manufactura, o culminar da mestria artesã e das tecnologias de ponta da Seiko.

O que é MEMS?

MEMS é a sigla para Sistemas Microelectromecânicos (Micro Electro Mecânicos Systems) - uma tecnologia de processamento de última geração, usada para manufacturar componentes de alta-precisão tais como semicondutores. MEMS distingue-se dos antigos métodos de processamento de metais, de compressão, corte e polimento. Em alternativa, são usados moldes feitos por fotolitografia (um processo semelhante à revelação de fotografias através de químicos foto-sensíveis), preenchidos com material para obter a forma desejada. Este método permite a manufactura de formas complexas com maior precisão que o corte, e produz acabamentos mais homogéneos. A tecnologia também possibilita o uso de materiais rígidos em componentes, e o ajuste da sua forma para obter um design mais leve, aumentando de forma muito significativa a precisão e a durabilidade dos componentes dos relógios.

Grand Seiko Montagem and Adjustment Tecnnical Expert Tsutomu Ito

Tsutomu Ito juntou-se à Seiko em 1991 e revelou talento de imediato, ganhando várias qualificações e destacando-se em competições nacionais de relojoaria. Em 2000, foi transferido para o Estúdio Relojoeiro Shizuku-ishi, para trabalhar no ajuste de espirais como técnico de montagem Grand Seiko. Está agora encarregue dos processos de montagem e ajuste na produção de movimentos Grand Seiko 9S. Em 2013, conquistou o título de "IW Meister", o mais difícil de obter, na Avaliação de Competências em Relojoaria Mecânica, pela sua perícia profissional enquanto técnico relojoeiro, prova adicional da sua incrível competência. As capacidades do Sr. Ito na montagem e ajuste irão continuar a definir o padrão dos relógios mecânicos Grand Seiko.

As Técnicas do Mestre Artesão, o Processo de Produção

  • O Estúdio Relojoeiro, uma das poucas manufacturas autênticas do mundo

    Poucos colocarão em causa que o Grand Seiko é o relógio de pulso que lidera a produção no Japão actualmente. O Estúdio Relojoeiro Shizuku-ishi produz os relógios mecânicos topo de gama Grand Seiko através de um processo que integra tudo, desde a manufactura de componentes à montagem, ajuste, e testes. O estúdio relojoeiro, uma das poucas manufacturas autênticas do mundo hoje, encontra-se nas instalações da Seiko em Morioka, no Norte do Japão.

  • A conjugação da tecnologia com as competências manuais de alto nível

    Para alcançar a alta precisão e durabilidade de Grand Seiko, a tecnologia MEMS e as técnicas de ponta de solda a laser são usadas em combinação com competências manuais de nível extremamente elevado dos peritos em montagem e ajuste. Desta forma, o Estúdio consegue produzir relógios com alguns dos mais elevados níveis de precisão do mundo.

  • As mãos de um artesão veterano

    A espiral unida à roda de balanço é um elemento determinante para a precisão de um relógio. A Seiko utiliza uma máquina desenvolvida de forma independente para ajustar a roda de balanço, e garantir que funciona de forma estável e altamente precisa. No entanto, mesmo com estas peças produzidas de modo industrial, é inevitável ocorrerem erros de produção pontuais, resultantes de desvios das especificações do desenho em relação ao intervalo de 0,001 mm. Mesmo se os componentes individuais estão de acordo com o padrão, existem ocasiões raras em que a combinação das mais pequenas falhas entre duas peças não correspondem aos requisitos rigorosos definidos para o Grand Seiko. Mas mesmo este tipo de defeitos pode ser corrigido manualmente por um perito técnico altamente qualificado, para que estejam de acordo com os critérios de inspecção. O trabalho artesanal e o discernimento de um artesão experiente compensam e superam as limitações da maquinaria, e conseguem produzir um relógio com ainda mais precisão e fiabilidade.

  • Produção Própria

    Cada componente, mesmo o mais pequeno, é produzido internamente. Isto significa que, se surge um problema que envolve os componentes, a comunicação necessária para resolver o problema é levada a cabo rapidamente, e é assim possível aperfeiçoar a produção da peça. Esta é a maior vantagem de uma manufactura autêntica, e é usada para produzir um relógio de pulso verdadeiramente especial, tremendamente fiável e com uma elevada qualidade, que o consumidor pode usar e apreciar durante anos.

  • Sobre o Estúdio Relojoeiro Shizuku-ishi

    Parte das instalações da Seiko Instruments Inc. em Moriola, o Estúdio Shizuku-ishi dedica-se à criação dos melhores relógios de pulso mecânicos Seiko e Grand Seiko. No coração do Estúdio, encontra-se a sala de montagem onde o ar é livre de poeiras, e onde cada artesão tem a sua bancada de trabalho individual e a sua cadeira costumizadas, com as suas ferramentas e equipamento preferidos, dispostos de forma a facilitar o melhor trabalho artesão possível.

A Superar os Limites para Produzir o Derradeiro Relógio de Pulso