PRESAGE

Seiko Presage Edição Limitada de Esmalte Shippo

Mostradores em esmalte Shippo,
produzidos especialmente para Presage

Duas novas edições limitadas adicionam maior profundidade à colecção Presage, combinando estética japonesa, perícia artesanal tradicional e a competência da Seiko em relojoaria mecânica.

O esmalte Shippo

Shippo é um tipo de esmalte específico, desenvolvido no Japão no século XVII. Shippo distingue-se do esmalte de porcelana pela sua transparência, e pela forma como é polido depois de cozido - um processo particularmente desafiante no mostrador de um relógio que não tem mais de 1mm de espessura.

O mostrador em esmalte Shippo de Presage é produzido pela Ando Cloisonne, uma manufactura especializada localizada em Nagoya e com mais de um século de experiência. O artesão Wataru Totani pincela o esmalte à mão sobre a superfície do mostrador.

A imagem de marca do esmalte Shippo é a forma como uma cor única e distinta, através da pintura repetida, pode ganhar uma nova profundidade e transportar para a superfície um padrão complexo gravado na base. Para garantir que o mostrador cumpre os padrões rigorosos da Seiko em termos ambientais e de segurança, assim como a Directiva RoHS da União Europeia, Totani usa um esmalte sem chumbo desenvolvido especialmente para estes relógios.

O mostrador é depois cozido a 800 graus Celsius. Os processos de pintura e cozedura são repetidos várias vezes para garantir a uniformidade do esmalte. Apenas quando Totani está completamente satisfeito é que o mostrador é polido, de forma a que o padrão delicado emerja e se alcance uma superfície perfeita e suave.

PLAY

Azul do mar

O mostrador desta nova criação Presage é de um azul profundo inspirado pela cor do oceano. Como nos encontramos num grupo de ilhas, o mar ganhou um significado especial para a população japonesa. Ao longo dos milénios, o mar trouxe as culturas, as artes e as tecnologias mundiais até ao Japão, onde evoluíram sob a influência das especificidades japonesas, e se tornaram expressões únicas da identidade nacional. O esmalte é um exemplo perfeito: quando chegou ao Japão oriundo de além-mar, foi adaptado e refinado até se tornar uma forma de arte única.

Outras características

São duas as edições limitadas. Uma apresenta indicadores de reserva de energia e de data, enquanto outra oferece um mostrador mais simples. Ambas têm a mesma escala de índices usada no Time Keeper de 1895, uma peça essencial na história da Seiko. Os mostradores em esmalte Shippo são protegidos por vidros de safira de dupla curvatura e caixas em aço inoxidável. A bracelete em pele de crocodilo tem um fecho de báscula triplo.

Modelos

Edição Limitada de Esmalte Shippo