SEIKO

Edição Limitada comemorativa do 60º Aniversário do Primeiro Relógio Automático Seiko

Edição Limitada comemorativa do 60º Aniversário do Primeiro Relógio Automático Seiko

Um património vivo

A nova colecção Presage inspira-se na herança da Seiko em relojoaria mecânica, que recua até 1913 e ao famoso Laurel, o primeiro relógio de pulso da Seiko e do Japão. Esta herança renasce hoje em dois cronógrafos automáticos de edição limitada muito especiais, cujo desenho é reminiscente do do Laurel de 1913, e cujos mostradores são produzidos com base nas melhores artes tradicionais japonesas, um em esmalte e outro em laca. Ambos usam o calibre 8R48, com os sistemas de embraiagem/travão vertical e de roda de colunas, e incorpora o martelo de três braços, único da Seiko, para garantir a sincronização perfeita dos ponteiros na reposição do cronógrafo a 0's. Encontram-se os dois disponíveis, a partir de Setembro, em edições de 1.000 peças, comemorativas dos 60 anos do primeiro relógio automático da Seiko.

A beleza etérea do esmalte

A beleza, profundidade e textura subtil do mostrador em esmalte é notória, mas o que torna este modelo tão especial é o facto de cada mostrador ser manufacturado por artesãos especializados, liderados por Mitsuru Yokozawa, que se certifica que a cor do esmalte irá durar décadas, à semelhança do mostrador do Laurel de 1913. O acabamento de qualquer esmalte é facilmente afectado pelo clima e pela humidade, e é muito difícil controlar a sua espessura exacta quando é aplicado sobre cada mostrador. Ultrapassar estes desafios exige os mais elevados níveis de perícia, e a Seiko tem a honra de contar com o Sr. Yokozawa, a cargo do acabamento de cada mostrador esmaltado da linha Presage. Apenas a perícia artesanal tradicional japonesa mais exclusiva está à altura desta Edição Limitada Presage especial.

琺瑯(ほうろう)ダイヤル

O negro puro e profundo do lacado Urushi

Perícia artesanal de uma natureza muito diferente, mas com o mesmo nível de qualidade, dá ao mostrador lacado o seu brilho negro profundo. Os mostradores são produzidos no estúdio do mestre Isshu Tamura, em Kanazawa, no lado ocidental de Honshu, a ilha principal do Japão, com recurso à arte centenária do Urushi, e que permite a criação de um lacado cuja profundidade da cor negra é quase mágica, e que vai ganhando rigidez e resistência com o passar dos anos. Os mostradores são pintados e polidos manualmente várias vezes. É um processo longo e desafiante, mas é a forma mais tradicional e mais adequada para criar o tom de negro perfeito. E para Presage, só conta a perfeição.

漆ダイヤル

Mitsuru Yokozawa, Artesão do Esmalte

Um artesão veterano, Mitsuru Yokozawa começou a trabalhar com esmalte em 1968, quando integrou a empresa Fuji Porcelain Enamel Co., Ltd.. Graças à aplicação de dados quantificáveis às técnicas que cultiva há mais de 40 anos, o Sr. Yokozawa conseguiu aumentar a capacidade de reprodução de técnicas artesanais de elevada qualidade. Desenvolveu também uma acuidade visual que lhe permite trabalhar sobre superfícies revestidas que se medem em fracções de milímetro.

Enquanto a maioria dos produtos esmaltados tem dimensões à volta dos 10cm2, os mostradores usados nos relógios Seiko são bastante mais pequenos, com os seus cerca de 3 cm de diâmetro. Impõem também limitações desafiantes devido à sua espessura e uniformidade. As capacidades do Sr. Yokozawa é o único artesão no Japão capaz de aplicar esmalte sobre uma superfície tão delicada quanto um mostrador Seiko.

Isshu Tamura, Artesão do Lacado

Nascido em 1957, Isshu Tamura foi treinado na técnica tradicional de lacado com ouro, Kaga Maki-e, de Kanazawa, com o mestre Ikko Kiyose. Depois de aperfeiçoar as suas competências na técnica, o Sr. Tamura começou a produzir obras de arte originais sem paralelo. Aplicou a sua técnica em Kaga Maki-e não apenas em louça lacada, mas também na criação de canetas de aparo e relógios de pulso, aclamados mundialmente pelo seu detalhe elaborado e beleza requintada.

Um peso oscilante especialmente desenhado

Através do fundo da caixa das duas edições limitadas, é visível o rotor dourado especial.

金色回転錘

Cronógrafo Mecânico

Conta com 311 componentes, incluindo o sistema de embraiagem/travão vertical, que se encontra no coração de qualquer cronógrafo a sério, a roda de colunas, que proporciona uma durabilidade e operacionalidade superiores, e o martelo de três braços, o mecanismo desenvolvido pela Seiko para a reposição do cronógrafo a 0's.

メカニカル クロノグラフ

Edição Limitada comemorativa do 60º Aniversário do Primeiro Relógio Automático Seiko